Já conheces o mundo da tecnologia? Gostavas de aprender a fazer projetos e alcançar objetivos através da programação, eletrónica e tecnologias digitais? Queres adquirir competências que são transversais às profissões do futuro, e essenciais no meio do ensino superior?
O CSI Labs @FEUP oferece-te um espaço com atividades regulares, onde podes explorar ao teu ritmo este mundo da tecnologia, num ambiente de camaradagem e diversão e com a supervisão de profissionais da área preparados para responder às tuas dúvidas.
Neste espaço de trabalho colaborativo, podes adquirir conhecimentos em diversas áreas, tais como:
Se tiveres curiosidade, não hesites em visitar o nosso espaço! Para veres o currículo em detalhe e te inscreveres nas sessões, usa o botão “Saber mais” abaixo.
Idades: 12 aos 18 anos.
Duração: Sessões de 120 minutos.
O seu educando ainda não teve contacto com programação no seu percurso?
O CSI Labs @FEUP disponibiliza regularmente sessões gratuitas para quem vem pela primeira vez às nossas instalações.
Nestes workshops de desmistificação de programação o seu educando contactará com Python, Minecraft PE, Raspberry PI, Sense HAT, e outro hardware.
Idades: 12 aos 18 anos.
Duração: 3 horas.
Já ponderou oferecer workshops de programação aos seus alunos?
A programação de computadores é uma competência com uma crescente importância na formação de uma pessoa, em particular nos jovens.
Mais do que habilitar para uma melhor utilização da enorme capacidade e funcionalidades computacionais hoje disponíveis, permite por si só desenvolver o raciocínio lógico agregado à capacidade de resolução de problemas.
Com isto em mente, o CSI Labs @FEUP pode deslocar-se ao seu estabelecimento de ensino e conduzir workshops com Python, Minecraft PE, Raspberry PI, Sense HAT, e outro hardware.
Idades: 12 aos 18 anos.
Duração: De acordo com o estabelecimento de ensino.
A atividade Programar é Fácil da Universidade Júnior, desde 2013, destinada a um público-alvo dos 12 aos 14 anos de idade, foi renovada em conteúdos e métodos pedagógicos de edições anteriores. Carateriza-se por um conjunto de pequenos projetos cuja realização não ultrapassa os 90 minutos, e baseia-se num método de ensino mais apoiado. Esta atividade tem como objetivo geral introduzir e sensibilizar os jovens para programação, desmistificando a programação e o medo de estragar o computador.
A atividade Hackathon, desde 2016, é destinada a um público-alvo entre os 15 e 18 anos de idade. Carateriza-se por ser uma atividade de maior duração (uma semana), com aprendizagem baseada em projetos e que apela a uma maior autonomia dos jovens. Esta atividade tem como objetivo geral integrar a programação com metodologias ágeis de desenvolvimento de software e motivar os jovens para a engenharia informática numa solução (protótipo) que beneficie a cidade e/ou a vida dos jovens presentes na atividade.