| Currículo digital
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Currículo digital

Estamos determinados em colocar o poder da digitalização nas tuas mãos: uma maneira de perseguir isso é através do desenvolvimento de recursos de aprendizagem de alta qualidade com o objetivo final de te tornares hábil em programação de computadores, eletrónica e computação física.

Temos investigadores interessados em criações digitais e queremos ajudar-te a orientar e a formar a tua própria aprendizagem, com base no nosso currículo.

Pensamento computacional

Um dos nossos objetivos é ajudar-te a aprender sobre Ciência da Computação e como fazer coisas com computadores.

Acreditamos que aprender a criar, controlar e criar tecnologia ajudará as pessoas a moldar um mundo digital cada vez maior e a prepará-las para o trabalho do futuro.

O pensamento computacional é o cerne da aprendizagem que defendemos.

É o processo de pensamento que sustenta a computação e a produção digital: formular um problema e expressar sua solução de tal forma que um computador possa efetivamente realizá-lo.

O pensamento computacional abrange uma ampla gama de conhecimentos e habilidades, incluindo, mas não limitado a:

  • Raciocínio lógico
  • Pensamento algorítmico
  • Reconhecimento de padrões
  • Abstração
  • Decomposição
  • Depuração
  • Solução de problemas

Ao progredir através do nosso currículo, os alunos irão desenvolver habilidades computacionais de pensamento e colocá-los em prática.

Áreas do conhecimento que esperamos desenvolver

O nosso curriculum acompanha o já desenhado pela fundação Raspberry Pi onde se desenvolve maioritariamente as seguintes áreas do conhecimento:

  • Design:
    • Projetar objetos básicos em 2D e 3D
    • Combinar recursos 2D e 3D na montagem de um projeto
    • Usar vários recursos projetados em produtos e modelos concluídos
    • Projetar ativos múltiplos e integradores para uso em projetos e modelos complexos acabados
  •  Programação:
    • Use construções básicas de programação para criar programas simples
    • Combinar construções de programação para resolver um problema
    • Aplicar abstração e decomposição para resolver problemas mais complexos
    • Aplicar técnicas de programação de ordem superior para resolver problemas do mundo real
  • Computação Física:
    • Utilizar componentes básicos digitais, analógicos e eletromecânicos
    • Combinar entradas e / ou saídas para criar projetos ou resolver um problema
    • Processar dados de entrada para monitorizar ou reagir ao ambiente
    • Criar sistemas automatizados para resolver problemas complexos do mundo real
  •  Construção:
    • Usar materiais e ferramentas básicas para criar protótipos de projetos
    • Usar técnicas e ferramentas de construção para criar protótipos de projetos
    • Usar técnicas e ferramentas de construção para criar um produto completo
    • Independentemente usar sistemas de construção para produzir complexos projetos acabados
  • Comunidade e partilha:
    • Envolve e partilhar com a comunidade digital
    • Colaborar em projetos de produção digital com outros membros da comunidade
    • Apoiar outros na concepção e construção de seus projetos de construções digitais
    • Educar os outros nas habilidades e outros das construções digitais
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