| Currículo digital
Empowering social innovators with minimal tech
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Horários de funcionamento

As sessões que oferecemos estão disponíveis nos seguintes horários:

  • Quartas-feiras, das 18h às 20h
  • Sábados, das 14h30 às 17h30

Modalidades de pagamento

Existem três modalidades de pagamento disponíveis, descritas abaixo:

  • Pagamento de cada sessão individual: 25€
  • Conjunto de 6 sessões: 100€
  • Conjunto de 24 sessões: 400€

Currículo

O currículo que temos disponível aborda as áreas da tecnologia atual de uma forma prática e divertida.

 

Terás a oportunidade de explorar o mundo da tecnologia ao teu ritmo e de escolher o  teu próprio percurso, baseado nas tuas preferências! Poderá também haver uma componente de trabalho colaborativo e em equipa, que te permitirá desenvolver de capacidades de comunicação e trabalho em grupo que são essenciais no dia-a-dia de qualquer profissional ou estudante universitário.

 

Assim sendo, o currículo que oferecemos toma a seguinte forma:

Pensa como um Digital Maker!

Um dos nossos objetivos é ajudar-te a aprender sobre a tecnologia moderna que nos rodeia e sem a qual dificilmente sobrevivemos.

 

Acreditamos que aprender a criar e controlar estas tecnologias ajudará as pessoas a moldar um mundo digital cada vez maior e a prepará-las para o futuro, independentemente da área!

 

Pensar como um Digital Maker é o cerne da aprendizagem que pretendemos transmitir.

 

É o processo de pensamento que sustenta a computação e a produção digital: formular um problema e expressar sua solução de tal forma que um computador possa efetivamente realizá-lo.

 

Este tipo de pensamento abrange vasto leque de conhecimentos e capacidades, tais como:

  • Raciocínio lógico
  • Pensamento algorítmico
  • Reconhecimento de padrões
  • Abstração
  • Decomposição
  • Depuração
  • Solução de problemas

 

Ao progredir através do nosso currículo, vais desenvolver este método de pensamento de uma forma natural, começando a questionar o funcionamento de todos os teus dispositivos, pensando em soluções para problemas de uma forma pragmática e acima de tudo, recorrendo à tecnologia para ultrapassar os obstáculos!

Áreas da tecnologia

O nosso currículo baseia-se na idealização da fundação Raspberry Pi e aborda as seguintes áreas:

Programação

A área que designamos de programação contém os métodos através dos quais é possível interagir com dispositivos eletrónicos através de código.

 

Ao longo das nossas sessões, terás muito contacto com a programação, recorrendo a ferramentas como Python, Minecraft, Pico8. Poderás também aprender conceito nas áreas de programação para dispositivos móveis e para a web!

 

Ao progredir nesta área do currículo, vais adquirir as seguintes capacidades:

  • Usar conceitos elementares de programação para criar programas simples
  • Aplicar os conceitos adquiridos na resolução de problemas
  • Aplicar abstração e decomposição para resolver problemas mais complexos
  • Aplicar técnicas de programação de ordem superior para resolver problemas do mundo real
Eletrónica

A eletrónica abrange principalmente a construção de circuitos lógicos e a sua integração com outros circuitos, ou mesmo o seu controlo através da programação!

 

No nosso espaço, temos disponíveis uma série de componentes com os quais vais poder aprender a montar os teus circuitos e a controlá-los programaticamente. Além disso, temos à tua disposição vários sensores e dispositivos com os quais podes construir os mais diversos projetos!

 

Esta área do currículo vai-te providenciar as seguintes capacidades:

  • Utilização de componentes base para a construção de circuitos lógicos elementares
  • Utilização dos recursos disponíveis num Raspberry Pi e num SenseHat para desenvolver lógica mais complexa
  • Integração de sensores e dispositivos para o desenvolvimento de soluções reais
Design
  • Projetar objetos básicos em 2D e 3D
  • Combinar recursos 2D e 3D na montagem de um projeto
  • Usar vários recursos projetados em produtos e modelos concluídos
  • Projetar ativos múltiplos e integradores para uso em projetos e modelos complexos acabados
Construção
  • Usar materiais e ferramentas básicas para criar protótipos de projetos
  • Usar técnicas e ferramentas de construção para criar protótipos de projetos
  • Usar técnicas e ferramentas de construção para criar um produto completo
  • Independentemente usar sistemas de construção para produzir complexos projetos acabados
Comunidade e Partilha
  • Envolve e partilhar com a comunidade digital
  • Colaborar em projetos de produção digital com outros membros da comunidade
  • Apoiar outros na concepção e construção de seus projetos de construções digitais
  • Educar os outros nas habilidades e outros das construções digitais